A indústria automotiva está distante da maturidade digital no Brasil, segundo apurou o Índice de Transformação Digital do Setor Automotivo, feito por Automotive Business em parceria com o Cesar, centro privado de inovação estabelecido em Recife. Ainda assim, há organizações empenhadas em fazer movimentos importantes nessa área para colher frutos no futuro. 

Automotive Business, com o apoio do Cesar, reconheceu seis destas empresas com o Prêmio AB | Inovação e Transformação Digital no Setor Automotivo, entregue na segunda-feira, 19, durante o ABPlan – Workshop Planejamento Automotivo 2020, em São Paulo. 

Para apurar os vencedores e suas boas práticas, convidamos os respondentes da pesquisa realizada para construir o Índice de Transformação Digital do Setor Automotivo a destacarem as ações mais relevantes que desenvolvem pela transformação digital. Após o levantamento, uma seleção feita por Automotive Business e pelo Cesar, destacando as companhias que realizaram os movimentos mais consistentes nessa área. 

SCANIA - APOSTA NA CONECTIVIDADE

Na Scania, entre as ações de transformação digital, está o investimento na conectividade e na gestão cuidadosa dos dados para melhorar a entrega aos clientes. A companhia aponta que a estratégia é contribuir para elevar o nível de gestão de quem usa caminhões da marca, identificando oportunidades e reduzindo custos.

Fábio Souza, diretor de serviços da fabricante no Brasil, conta que, em 2017, a companhia lançou os Serviços Conectados. Por meio da solução, os veículos transmitem informações para um módulo na fábrica, que gera relatórios ou permite o acompanhamento em tempo real do desempenho do veículo, dependendo do plano de assinatura. O executivo conta que a ferramenta oferece informações detalhadas da operação e, a partir delas, o cliente pode tomar providências para economizar combustível, diminuir emissões de poluentes e aumentar a rentabilidade e disponibilidade da frota.

Fonte: Site Automotive Business (http://www.automotivebusiness.com.br)