Na Lat.Bus 2024, realizada no início do mês de agosto, em São Paulo, a Scania não só apresentou inovações em mobilidade, mas também deu um passo à frente na sustentabilidade. Em uma parceria estratégica com a Eccaplan, a marca compensou todas as emissões de CO2 geradas por sua participação no evento, garantindo que a sua presença nesta edição fosse totalmente neutra em emissões de carbono.
De acordo com Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan, foi realizada a quantificação e compensação das emissões de CO2 relacionadas à montagem, desmontagem do estande, deslocamento de toda a equipe, time de cenografia, considerando inclusive o deslocamento dos veículos dos organizadores do espaço da Scania para o evento e até mesmo o uso de geradores de energia.
No total foram emitidos e neutralizados 11.965 kg de CO2 (12 créditos de carbono) através do projeto socioambiental Terrus Carbon Coffee e Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.
Com essa ação e os resultados dela, a Scania se tornou detentora do selo Evento Neutro, emitido pela Eccaplan, reforçando seu compromisso com práticas mais conscientes e alinhadas ao futuro do transporte.
Compromisso com o meio ambiente
O programa Evento Neutro, gerido pela Eccaplan, é uma iniciativa voluntária que visa tornar eventos mais sustentáveis. Através da quantificação das emissões de carbono geradas e da compensação dessas emissões por meio de projetos ambientais certificados, o evento recebe o selo Evento Neutro. Este selo é um reconhecimento de que todas as emissões foram compensadas, garantindo práticas mais conscientes e responsáveis.
Mas por que isso é tão significativo?
O mercado de mobilidade está em plena transformação, impulsionado por uma demanda crescente por soluções que combinem eficiência e sustentabilidade. Com o aumento das preocupações globais sobre as mudanças climáticas, a pressão por inovações que reduzam as emissões de carbono nunca foi tão intensa.
O assunto, é claro, foi tema da Lat.Bus, que reuniu grandes players do setor para discutir o futuro do transporte urbano. A Scania, ao firmar essa parceria e obter o selo Evento Neutro, enviou uma mensagem clara ao mercado: a sustentabilidade não é apenas uma opção, mas uma necessidade. Afinal, não existe planeta B. “Estamos comprometidos em seguir na liderança dessa transição, mostrando que é possível inovar e, ao mesmo tempo, proteger o planeta,” afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
Assim, com essa iniciativa a marca não só demonstra seu compromisso com a sustentabilidade, estando mais uma vez na vanguarda, como também inspira outras empresas a seguirem o mesmo caminho ao mostrar que é possível alinhar negócios e meio ambiente.
Fonte: Site Jornada Scania (https://jornadascania.com.br/)