Quem viaja pelas estradas da região Sul do Brasil certamente já passou por um dos postos da RodOil. São 11 bases de distribuição de combustível, mais de 470 postos com a bandeira da marca e mais de 1.500 com bandeira branca, isto é, atendidos pela RodOil no mercado spot, sem contrato de fornecimento.

Mas por trás dessa capilaridade e presença da marca, existe toda uma logística de transporte para que o combustível chegue, de forma segura, aos centros de armazenagem e distribuição da empresa e posteriormente aos postos que você vê na rota sulista.

Para fazer esse caminho, a RodOil reforçou o time que vai a campo, ou melhor, à estrada. Novos 25 caminhões da Nova Geração Scania – 14 unidades do R 450 6x2 e 11 do modelo R 500 6x4 – acabam de chegar à empresa para a renovação da frota e para fazerem o transporte nas rotas de transferência e de coleta de produtos, combustíveis e biocombustíveis entre os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Parceria até por trás de uma tela

O mais interessante dessa relação e parceria, certamente de longo prazo, é que boa parte da negociação foi conduzida por meio do Atendimento Virtual da Scania. Fabio Copelli é Gerente de Logística da RodOil e acompanhou de perto tanto a compra dos caminhões por meio do Atendimento Virtual como a chegada dos novos veículos, que fizeram da rota uma operação feita 100% por veículos Scania. “Podemos dizer que toda a negociação foi feita de forma virtual, visto que fechamos a compra em meio à pandemia. Foi de forma tranquila, sem comprometer em nada o negócio. A nossa parceria é muito boa, fomos muito bem atendidos em todas as solicitações, desde a negociação, entrega técnica e agora no acompanhamento do resultado da operação. Acredito que esta nova forma seja apenas uma questão de adaptação aos novos processos. Para a RodOil este modelo já era muito utilizado e deu muito certo também com a Scania e a Brasdiesel”, ressalta.

Thobias Gil, Gerente de Vendas da Brasdiesel e responsável por atender a RodOil, lembra que ainda não havia nem assumido o cargo de gerente quando as negociações começaram: “Eu ainda era vendedor na Brasdiesel, mas fiz parte de toda a negociação. Foram alguns meses de conversa porque dimensionamos o caminhão com as especificações ideais para a operação da empresa, reunimos todas as informações, tiramos dúvidas com o Fabio e outros gestores. Todo o processo de organização da entrega, faturamento, cotação do Plano de Manutenção e o atendimento, no dia a dia da venda, foi de maneira remota, mas sempre muito próxima. E hoje o resultado está aí: não há mais caminhão da concorrência nesta operação e a frota se tornou 100% Scania. São 25 veículos da Nova Geração e os outros quatro R 440 6x2, da família PGR, que eles já tinham comprado em 2016.”

100% Scania

Com os veículos, a RodOil passa a ter uma frota 100% Scania nesta operação, decisão que já traz bons resultados para a empresa. “Nossos objetivos com a compra foram a modernização da frota e a garantia de segurança, eficiência e conforto dos motoristas que atuam em nossa frota de transferências. Os caminhões estão rodando desde junho de 2021 e já estamos colhendo o resultado na redução de consumo, pois nossa média por veículo aumentou”, destaca Fabio.

A escolha pela Scania como parceira também veio pela boa experiência com modelos da família PGR, dos quais quatro R 440 6x2 ainda continuam na ativa. “Escolhemos a Scania pela tecnologia, item importante que nos leva a segurança e eficiência, pelo modelo novo e pela proposta do plano de manutenção”, detalha Fabio.

“Os caminhões da RodOil sempre saíam com PMS Premium. Para esses últimos 25 modelos, fechamos o PMS Premium Flexível. Também fizemos uma entrega técnica diferenciada, temos um gestor de frotas que cuida dos motoristas e o nosso Master Driver da Casa que faz o acompanhamento dos profissionais a cada dois ou três meses”, completa Thobias.

Onde quer que o cliente esteja

Para Fabio, esta nova forma Scania de atender e acompanhar o cliente, onde quer que ele esteja, é mais do que positiva. Tanto que a RodOil continuará apostando nesta parceria, também muito bem quista pela Scania e pela Brasdiesel. “A Scania e a concessionária contribuem muito em nosso negócio com a parceria no dia a dia, ajudam no desenvolvimento dos nossos motoristas e no acompanhamento do resultado da nossa operação. Daqui em diante, esperamos continuar crescendo no mercado de distribuição de combustíveis e ter a Scania e a Brasdiesel ao nosso lado”, conclui Fabio.

Fonte: Site Jornada Scania (https://jornadascania.com.br/)