Um passo à frente na descarbonização

Escrito em 10/03/2025
Assobrasc App


Se você acompanha o universo Scania sabe bem que a empresa segue firme no propósito de tornar o transporte mais sustentável. A novidade mais recente agora é a substituição do gás natural fóssil pelo biometano renovável na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, uma iniciativa que promete reduzir cerca de 250 toneladas de CO? por mês – o equivalente a mais de 2.750 toneladas até o fim de 2025.

Mas essa mudança não é somente sobre uma troca de combustível, e sim mais um passo na jornada de sustentabilidade da marca e na forma como a Scania produz seus caminhões. “Essa iniciativa se soma a uma série de investimentos que fizemos para tornar nossa produção cada vez mais eficiente, com menor impacto ao meio ambiente”, afirma o Presidente e CEO da Operação Industrial da Scania para a América Latina, Christopher Podgorski. “O biometano é uma das soluções para o transporte de baixo carbono, um exemplo inequívoco de economia circular, e uma prova viável de converter um passivo ambiental em um ativo energético verde e renovável que agora abastece as necessidades da operação de nossa Unidade Industrial”, destaca.

Impacto em toda a operação

A adoção do biometano já é uma realidade em diferentes áreas e setores dentro da fábrica. Esse combustível mais limpo abastece, por exemplo, o processo de pintura de cabines, os restaurantes dos colaboradores e até veículos industriais como empilhadeiras. E não para por aí: o biometano também será usado no primeiro abastecimento dos caminhões a gás entregues aos clientes e nos veículos da LOTS, empresa de logística do grupo Scania.

Primeiro abastecimento dos veículos movidos a gás entregues aos clientes

Além de reduzir as emissões diretas, essa mudança contribui para diminuir as emissões indiretas da empresa, conhecidas como Escopo 3 - um passo importante para alcançar as metas globais do Science Based Targets initiative (SBTi).

Na estrada e no debate

Esse olhar da Scania para a importância do uso do biometano e os benefícios reais desse combustível vai além da fábrica. A empresa acredita que essa fonte de energia tem potencial para transformar o transporte rodoviário no Brasil. E para ampliar o debate sobre o tema, a marca iniciou, em fevereiro, uma série de workshops sobre a descarbonização do setor. Serão cinco encontros, que fazem parte do Hub de Biocombustíveis e Elétricos, uma iniciativa lançada no evento SDGs in Brazil, ligado ao Pacto Global da ONU.

O Hub já reúne 83 empresas de diversos setores, todas com um objetivo em comum: reduzir 2 gigatoneladas de CO? até 2030.

De mãos dadas pelo futuro

A jornada para um transporte mais sustentável exige mais do que tecnologia – precisa de parcerias, inovação e compromisso. Segundo Podgorski, superar desafios como infraestrutura e regulamentação só será possível com a união de esforços.

“Em meio à crise climática, há uma corrida contra o tempo, as decisões empresariais precisam ser tomadas considerando condições como infraestrutura, capacidade da rede de distribuição e alternativas energéticas, novas regulamentações, e outras variáveis, na grande maioria externas ao negócio de Logística e Transporte”, afirma Podgorski. “Nosso objetivo é sempre oferecer o melhor dado e informação possíveis para alicerçar uma transição energética que faça sentido para a vocação do país e para os negócios de nossos clientes”, conclui o executivo.

Fontes:

Jornada Scania (https://jornadascania.com.br/)

Mecânica Online:

Scania adota biometano em fábrica e reduz 250 toneladas de CO? por mês | Mecânica Online®| 25 anos | Mecânica do jeito que você entende

Eae Máquinas:

Scania inicia o uso de Biometano em sua Operação Industrial

O Brasil sobre Rodas:

O BRASIL SOBRE RODAS: SCANIA INICIA O USO DE BIOMETANO EM SUA OPERAÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL