Icônico Red Pearl, o único Scania conversível do mundo

Escrito em 03/02/2022


Esse artigo é dedicado aos amantes por veículos da Scania e sua história. Para quem não sabe, o nome Svempa está atrelado a caminhões limitados ou únicos, como o Red Pearl, o monstruoso e único conversível com mais de 1.000 cv de potência! A história do Red Pearl – uma das mulas de testes da série T, que ‘veio ao mundo’ predestinado a virar sucata – começou em 2004, quando os suecos apresentaram ao mercado europeu a sua nova gama de caminhões, composta pelos modelos P, R e T. Na época, a nova geração agradou tanto o mercado que conquistou o prêmio International Truck Of The Year de 2005.

Mas, para a alegria dos apaixonados por caminhões limitados e únicos, graças ao bom relacionamento entre a Svempas e a Scania, uma unidade da série T foi salva e vendida para a oficina de personalização, dando início a um dos modelos mais icônicos, o Red Pearl.

Sven-Erik queria apresentar algo novo e diferente ao mundo, e começou a pensar no que poderia ser feito com aquela poderosa mula de testes, equipada com motor V8 de 500 cavalos, e teve a ideia de fazer um “Open Top” ou conversível, junto com o seu projetista Jan Richter.

O Motor V8 de 1.000 cavalos é capaz de levar o Red Pearl de 0 a 100 km/h em 5 segundos!

Uma das modificações mais “pesadas” para transformar o caminhão Scania, que nasceu para virar sucata no icônico Red Pearl, foi a retirada da cabine, para fazer o conversível. O para-brisa do modelo também foi projetado do zero e conta com vidro reforçado.

O interior, que utilizou a base da série T, recebeu partes em fibra de carbono, além de aberturas no piso da cabine com tampas de acrílico para poder admirar parte do potente motor V8.

O chassi também foi todo retrabalhado e a suspensão frontal foi adaptada de um ônibus com bolsas de ar, para poder ser rebaixado de forma mais “segura”.

E não parou por aí, o chassi recebeu duas capas laterais onde é possível ver dois tubos cromados, o escapamento do modelo, que fica abaixo da cabine com saída direta das turbinas, fazendo com que o som do grande e potente motor V8 possa ser ouvido a até 1 quilômetro de distância!

O tão desejado Red Pearl, que na sua versão mulas de testes da série T era equipado com um motor V8 de 16 litros e 500 cavalos, ganhou um potente ‘coração’ de 1.000 cavalos, capaz de levar o Red Pearl de 0 a 100 km/h em 5 segundos, além de receber uma transmissão automática ALLISON.

Construir essa potente máquina levou cerca de 3 mil horas, fazendo Sven-Erik dormir alguns dias na oficina!

Outros “show-trucks”surgiram após o Red Pearl Scania, mas ainda assim o modelo não perdeu a majestade, sendo visto com frequência em feiras e exposições ao lado do Frost-Fire Chimera.

Scania compra direitos de marca da Svempas AB

Scania anunciou, no dia 29 de junho de 2021, que estava comprando o direito do nome Svempas. Segundo a companhia, a longa relação entre as empresas trouxe grandes frutos, como as diversas séries limitadas criadas pela Svempas para a Scania.

“Valorizamos muito o nome Svempas. A Scania, conforme comunicado anteriormente, entrou em uma grande transformação em ambos os produtos, de fóssil a eletrificado e renovável, e em nossas formas de trabalhar. Ter os direitos sobre o nome e, com isso, ser capaz de administrar a marca registrada exclusiva da Svempas junto com nossa própria marca forte, garante que essa cooperação se junte à nossa transformação ”, disse Anders Williamsson, gerente de Operações Industriais da Scania.

Fonte: Site Auto Papo Uol (https://autopapo.uol.com.br/)