Economia e rentabilidade fora da estrada

Escrito em 01/02/2022


São 70 anos de mercado e uma longa história de parceria com a Scania. Estamos falando da Usina São Luiz, fundada em 1951 por Orlando Quagliato e atualmente gerida pelas segunda e terceira gerações da família. Localizada em Ourinhos, no interior do estado de São Paulo, a Usina é hoje um dos maiores grupos produtores de cana-de-açúcar do Brasil: são 31 mil hectares de área, mais de 2 milhões e meio de toneladas de cana de capacidade de moagem e quase 72 milhões de litros de etanol produzidos na safra 2020/2021 – isso para citar alguns números.

Para chegar a esses resultados, a empresa conta com uma frota 100% Scania para caminhões pesados. A parceria com a marca vem de 1989, quando o grupo adquiriu os primeiros veículos. Recentemente, mais 30 novos G 540 da linha XT chegaram à frota, levando consigo o pacote completo de soluções, como plano de manutenção, Serviços Conectados, gestão compartilhada da operação e Scania Driver Services. Claro que os benefícios foram muitos: além de contribuir para que a Usina alcançasse números tão expressivos em seu negócio, os caminhões também trouxeram uma economia de combustível de 25% em comparação com os veículos mais antigos da frota.

“Cada dia que passa temos uma parceria ainda maior e fica mais fácil trabalhar com caminhões Scania. A economia aumentou e só temos paradas programadas. Nossa equipe trabalha em sinergia com a marca. Com o acompanhamento da equipe da Scania, estamos conseguindo uma economia boa e uma durabilidade muito maior do caminhão”, comenta Orlando Quagliato Neto, Diretor Executivo da Usina São Luiz.

Para ele, o aumento da disponibilidade dos veículos também foi um grande benefício para o negócio. “A disponibilidade do caminhão é muito maior. A quantidade de caminhão que estamos usando para puxar cana hoje é maior, mas o que acontece com a nossa frota é o que acontece com um avião. Por que avião não quebra? Porque tem uma manutenção preventiva muito boa. E é o que estamos fazendo com nossos veículos”, explica.

Essas entregas acontecem graças ao jeito Scania de entender a operação do cliente para ofertar a solução completa e específica para cada necessidade. “Hoje a Scania quer saber o que o cliente precisa e faz exatamente aquilo que o cliente precisa. Eu pretendo continuar com a marca e aumentando ainda mais a frota. Antigamente, era só a Usina São Luiz que contava com veículos Scania. Hoje já temos caminhão da marca em Goiás, na parte de gado, onde antes havia veículo do concorrente. Futuramente também levaremos caminhões Scania para uma operação nosso no Pará”, revela Orlando.

Fonte: Site Jornada Scania (https://jornadascania.com.br/)