Hoje, 27 de maio, celebramos o Dia Nacional da Mata Atlântica, uma data que nos convida a refletir sobre a importância de um dos biomas mais ricos e diversos do planeta. A Mata Atlântica é lar de uma vasta biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, mas o bioma tem enfrentado um longo histórico de degradação e desmatamento
Por um lado, este dia pode ser celebrado: recentemente, a Fundação SOS Mata Atlântica divulgou um relatório que trouxe a boa notícia de que o desmatamento na Mata Atlântica teve uma redução significativa de 27%, passando de 20.075 hectares em 2022 para 14.697 em 2023, conforme o Atlas da Mata Atlântica, coordenado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Por outro lado, entretanto, a situação nas fronteiras com o Cerrado e a Caatinga é preocupante: o SAD Mata Atlântica, o Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD), lançado pela Fundação SOS Mata Atlântica em 2018, mostrou um aumento do desflorestamento total de 74.556 para 81.356 hectares no mesmo período.*
Parcerias que fazem a diferença
Em meio a esses e tantos desafios, parcerias estratégicas têm se mostrado fundamentais para a conservação da Mata Atlântica. Um exemplo é a colaboração entre a Scania e a Fundação SOS Mata Atlântica, que mostra como o trabalho conjunto pode gerar resultados significativos para a preservação ambiental.
Para se ter uma ideia, já foram mais de 130 mil mudas plantadas e mais de 20 mil toneladas de CO2compensados, além das 31.200 mudas plantadas pelos parceiros da Scania. E isso somente até o final de 2022.
Por isso, neste Dia da Mata Atlântica, renovamos nosso compromisso com a proteção deste bioma tão valioso. Que cada árvore plantada, cada área recuperada e cada pessoa conscientizada nos inspirem a continuar lutando pela preservação da nossa riqueza natural. Juntos, podemos garantir que a Mata Atlântica continue a florescer por muitas gerações e sabemos que estamos fazendo a nossa parte para que boas e melhores notícias sobre esse bioma tão importante cheguem até nós.
Fonte:*Fundação SOS Mata Atlântica
Fonte: Site Jornada Scania (https://jornadascania.com.br)