Movidos pela entrega - e junto com a Scania

Escrito em 26/10/2023
Assobrasc App


Conheça a trajetória e os bons resultados da Schreiber Log, que investiu em um G 370 6x2 para otimizar ainda mais suas operações de transporte de carga fracionada no sul e sudeste do Brasil

O nome da empresa pode até ser difícil de pronunciar, já que leva o sobrenome da família de origem alemã. Mas os resultados alcançados na parceria da marca com a Scania são fáceis de se mensurar e visualizar, além de serem bem brasileiros. Estamos falando da Schreiber Log, uma empresa especializada no transporte de cargas fracionadas e encomendas, que acabou de investir em mais um Scania G 370 6x2 após comprovar o desempenho do modelo, já adquirido no primeiro semestre.

Com sede em Rio do Sul (SC), a Schreiber interliga o transporte entre os estados de Santa Catarina e São Paulo, atuando 24 horas por dia. E o slogan da empresa – “Movidos pela Entrega” – deixa claro o quão importante é ter veículos que entreguem agilidade para que essa premissa aconteça na prática. “Um dos motivos de termos apostado na Scania é que foi o modelo que mais se adaptou para a nossa operação. Nós limitamos a velocidade, com tolerância e dentro do que é permitido pela via, e o veículo anda muito bem, sobe bem as serras da nossa região, além do conforto para o motorista. Por ser um caminhão próprio para o rodoviário, ele permite viagens mais eficientes. O motorista sai de Rio do Sul, por exemplo, com destino a Guarulhos, em São Paulo, e consegue fazer esse trajeto em um prazo de 10 horas. São cerca de 700 quilômetros, ele viaja à noite, faz uma parada, e percorre com muita segurança, mantendo uma boa média regular nas subidas e descidas”, detalha Adriano Schreiber, CEO da Schreiber Log.

Adriano faz parte da segunda geração da família na empresa. “Meu bisavô veio da Alemanha. Somos, então, a segunda geração a assumir os negócios. Trabalhávamos desde 1989 com outra transportadora e em 2008 montamos nossa própria marca. Começamos fazendo entregas para terceiros na região do Alto Vale do Itajaí. Hoje já temos filiais nas cidades de Timbó, Blumenau, Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Jaraguá do Sul e Joinville, em Santa Catarina; e Guarulhos, Sorocaba, Campinas e São José dos Campos, em São Paulo”, conta.

Fazendo a diferença

Além do G 370, outros Scania e tipos de caminhões fazem parte da frota, atualmente composta por 90 veículos próprios e cerca de 100 terceirizados. Para se ter uma ideia da dimensão da operação da Schreiber, a empresa mantém uma média de 30 veículos por dia somente fazendo transferência entre unidades, outros 60 caminhões em atividade em Guarulhos. “Como trabalhamos com carga fracionada, temos todo segmento de caminhão, desde aqueles voltados para operações urbanas como os modelos destinados a longas distâncias”, explica Adriano.

O novo Scania chegou, então, para se unir a essa frota e, na prática, fazer a diferença. “O Tiago, nosso consultor na Mevepi, Casa Scania que nos atende aqui na região, nos incentivou a pegar o G 370. O veículo veio com um preço menor que o similar do concorrente e preparado para atender o transporte de cargas baú, cargas leves, com mais volume do que peso, justamente a nossa necessidade: ter economia e motor. Colocamos o modelo em rotas do litoral catarinense (Itajaí e Joinville) e vem dando um retorno muito bom em desempenho e economia”, revela Adriano. “Os motoristas contam que não estão perdendo nada em relação ao desempenho do veículo, pois estavam acostumados a dirigir o Scania R 450. A única diferença é na subida, mas porque ele é um 370 e não tem como comparar a potência de um 450 com a de um veículo 370”, complementa.

Isso sem falar no conforto percebido pelo próprio motorista quando está ao volante de um Scania. “Todos eles me relatam que vão com Scania e vão com outra marca e sentem a diferença no cansaço. Eles são enfáticos em dizer que dirigir Scania é dirigir um automóvel de luxo. Não tem caminhão igual. Além do conforto, a estabilidade do veículo também é um diferencial”, reforça Adriano.

A escolha certa

Esse quesito foi, junto com a performance do caminhão, um dos motivos que fez Adriano avançar na parceria com a marca, além da disponibilidade de uma ampla rede de concessionárias Brasil afora. “Minha escolha pela Scania também é em função da rede de concessionárias. A cada 150 quilômetros, eu tenho uma Casa Scania para me atender. É também lá que faço todas as manutenções que os caminhões precisam”, relata.

É lá – e em campo – que Adriano pode contar com a visão de Tiago Silva Oliveira, gerente de Vendas da Casa Scania Mevepi, responsável pelo atendimento da Schreiber Log. “O Adriano é um cliente muito ‘pé no chão’ e bastante parceiro da marca. A gente conversa bastante, alinha todas as situações. Ele faz todos os serviços conosco e as compras são sempre à vista. Mas para o planejamento a longo prazo, eles acabaram de investir no Scania Consórcio também. Testamos o P 280 na operação deles, eles são sempre abertos a novas tecnologias, acreditaram no modelo e agora o G 370 está funcionando muito bem para a operação deles. Quando eles experimentarem o Super para transportes de longa distância e cargas pesadas, o caminhão vai trazer ainda mais resultado para o negócio”, pontua Tiago.

Com pé no chão e visão no futuro, a Schreiber segue em crescimento de frota e de negócios. “Já pegamos o segundo veículo e a tendência é ter mais caminhões desse na frota. Vamos trabalhando conforme a nossa necessidade e temos tido um bom crescimento, cerca de 30% ao ano. A expectativa é cada vez mais investir em veículos próprios e ampliar nossas operações, avançando para o interior de São Paulo, onde vemos mais oportunidades para trabalhar”, finaliza Adriano.

Fonte: Site Jornada Scania (https://jornadascania.com.br/)