“O V8 mexe com a família. Afinal, é o Rei da Estrada”, afirma Atilio Contatto, diretor do Grupo Contatto. Não há quem discorde, pois a bem da verdade é que o V8 mexe com todo apaixonado pela Scania! Se for comemorativo, então... E é exatamente o que você vai ver aqui, nesta reportagem da Revista Jornada: a entrega de um R 770 V8 comemorativo, especialmente criado para celebrar os 60 anos desse grande parceiro da Scania, o Grupo Contatto.
Há seis décadas, um sonho audacioso e uma visão de futuro deram origem ao Grupo Contatto. Desde então, a empresa tem trilhado um caminho de sucesso e conquistas, fazendo a diferença no transporte e na logística de produtos perigosos no país. Nesses 60 anos, é claro que muitos desafios vieram. Mas uma coisa não mudou: a parceria com a Scania.
Tudo começou com o modelo L75 da marca, que desde o início esteve presente nas operações do Grupo. Essa estrada em conjunto tem sido fortalecida ano após ano, baseada em valores compartilhados que vão além da qualidade, confiabilidade e inovação e chegam a uma parceria estratégica. Cada etapa vem sendo também celebrada. Quando a Contatto completou 55 anos de mercado, em 2019, a Scania fez questão de homenagear o Grupo com a entrega de um caminhão comemorativo. Agora, foi o momento de marcar as bodas de diamante e trazer ainda mais emoção a esse “casamento”.
“Se o pioneiro Scania foi o L75, agora a empresa adquire um V8 770 para celebrar seus 60 anos, ou seja, em alto estilo com o produto topo de linha da Scania no Brasil”, destaca Simone Montagna, Presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. “Estamos muito felizes com a celebração dos 60 anos da Contatto, este cliente histórico da Scania. Um parceiro sempre presente, que nasceu com um Scania L 75, o modelo que foi o primeiro caminhão nacional fabricado pela Scania, na fábrica de São Bernardo do Campo. A Contatto foi o primeiro cliente do Scania Banco, enfim, as empresas têm muitas histórias ao longo das suas trajetórias de sucesso no país”, completa.
Além de ser o caminhão mais potente do Brasil e o mais completo feito pela Scania na geração Euro 6, é também o mais especial para o Grupo Contatto, já que o modelo foi escolhido para o aniversário de 60 anos durante uma visita dos proprietários na matriz da Scania na Suécia alguns anos atrás. “Estávamos na Suécia com a Scania e vimos o V8 770 lá na matriz e decidimos na hora que este seria o nosso caminhão especial de 60 anos. Pela memória do meu pai e do meu tio é muito importante registrar fisicamente com um caminhão que eles adoravam. O V8 mexe com a família. Afinal, é o Rei da Estrada”, relembra Atilio Contatto, diretor do Grupo Contatto.
“Nos 60 anos da empresa essa foi a motorização preferida dos nossos pais, dos fundadores. Temos uma raiz histórica muito forte. Está lá exposto na empresa o caminhão 001, o L 75. Então, vamos nomear o V8 como o 060, para reforçar a marca de 60 anos de fundação. Na viagem que a gente fez para a Suécia, vimos um modelo V8, 8 cilindros, 4x2, exatamente ali nasceu este sonho. Será uma grande satisfação quando chegar na empresa”, complementa Marcelo Contatto, diretor do Grupo Contatto
60 anos de história são também de parceria
Para a Scania, a entrega desse V8 comemorativo – um R 770 4x2 - é a consolidação da parceria de longo prazo entre as empresas. “A família Contatto começou com um Scania, é um simbolismo muito forte. Os pais do Atilio e do Marcelo começaram a desbravar o país com nossa marca. Já tem alguns anos que a segunda geração comanda a empresa fazendo uma gestão exemplar e preparando a terceira geração. O simbolismo é tão enraizado que esse V8 especial não será incorporado à frota do dia a dia, ele será usado em ocasiões especiais e formará uma dupla na sede da empresa ficando exposto ao lado do primeiro L 75 da empresa. A Contatto é um cliente completo da marca, um orgulho para nós termos nossos produtos em sua frota. Não deixa de ser um presente que o Atilio e o Marcelo querem entregar para seus sucessores e para a família, em memória de tudo o que foi construído até hoje”, celebra Alex Nucci, Diretor de Vendas de Soluções da Scania Brasil.
Essa construção também tem outro importante parceiro: a Casa Scania WLM Quinta Roda. Foi lá que o histórico L75 da Contatto já foi restaurado e é de lá que saem os veículos Scania que compõem a frota da transportadora. “A Contatto é um dos nossos principais clientes. Estamos muito felizes em fazer parte desta comemoração, desta parceria de tanto sucesso. Tudo começou com o L 75 deles, de 1960, que eles venderam e depois o acharam e compraram de novo. A Quinta Roda restaurou esse L75 e ver este V8 770 superespecial é emocionante. Eu atendia os pais, os irmãos Atilio, pai do Atilio, e Alfredo, pai do Marcelo, e agora atendo os filhos deles, que são primos e sucessores. A história da família se mistura com a da Quinta Roda. Hoje, são mais de 700 caminhões na frota, sendo quase 60% Scania. Ter um cliente que há 60 anos compra Scania é um enorme orgulho para nós e mostra a eficiência do nosso produto”, destaca Roberto Mota, diretor-geral da Casa Scania WLM Quinta Roda.
Um Super presente, um Super futuro
Olhando para o futuro, a Contatto e a Scania continuam unidas, prontas para enfrentar os desafios que virão e explorar novas oportunidades. Uma delas, aliás, já está em andamento e trazendo bons resultados para a operação da transportadora. “O Super já está virando o Scania preferido da Contatto. Todos os Euro 6 deles são Super. Já são 120 Super rodando. Acabamos de fechar mais 40 unidades recentemente, até o final do ano a frota Super perfilará 160 unidades. São modelos R 460 e da recente venda são cinco modelos R 560 6x4, que serão entregues a partir de setembro. A frota Super está transferindo amônia, gás GLP, combustível e outras cargas químicas e perigosas”, pontua Roberto Mota.
“Estamos muito satisfeitos com o Super, que tem tido uma performance muito boa, em outro patamar, principalmente, na redução do consumo do diesel. Sem dúvida, o Super é imbatível!”, revela Atilio Contatto.
Será que, ao lado dos veículos Super da frota, os fãs de caminhões comemorativos também terão a oportunidade de ver esse V8 rodando pelas estradas ou o 770 especial ficará mesmo em exposição na matriz da Contatto? “Não tem como aguentar”, respondeu Marcelo Contatto, sorrindo. “Vou dirigir muito, ele vai passear bastante, ir a eventos, andar com os membros da família”, sinaliza. No que depender de Atilio, a primeira rota está traçada: “Direto para minha casa”, brincou o empresário. Mas essas são perguntas que eles ainda irão responder – e certamente com o mesmo sorriso de contemplação que mostraram ao receberem o modelo que representa a história de uma família.
Fonte: Jornada Scania (https://jornadascania.com.br/)