Scania Super é eleito o Caminhão Verde 2024

Escrito em 22/04/2024
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Ganhamos o Green Truck Award com o Scania Super! Mas você sabe o que isso significa? Quer dizer que o Super é o ‘caminhão verde 2024’, após ter sido avaliado em um complexo teste por meio da aplicação de uma fórmula inteligente, que abrange todos os aspectos relevantes para o produto ser considerado eficiente em termos de transporte e sustentabilidade.

A premiação Green Truck Award é organizada pelas revistas alemãs Trucker e VerkehrsRundschau. Anualmente, todas as fabricantes de caminhões pesados são convidadas para esse teste de comparação na Europa, com o objetivo de comprovar qual é o caminhão mais eficiente em termos de transporte. Para chegar ao resultado, os veículos são avaliados em consumo de combustível, velocidade média, volume do aditivo AdBlue utilizado (no Brasil o correspondente é o aditivo Arla 32) e peso do caminhão (quanto mais leve, melhor).

O Super foi, então, o vencedor em todos esses critérios, recebendo o título de ‘caminhão verde’. O modelo se destacou com louvor nos dados reais usados na fórmula do Green Truck: em 100 km de distância, a diferença média em relação ao segundo colocado foi de 0,41 litros de combustível. Vale a pena reforçar que um caminhão pesado, que percorre longas distâncias, roda em média 150.000 km por ano, na Europa. Neste cenário, os mais de 600 litros por ano economizados do Scania estão em melhor situação do que o concorrente mais próximo. Com 7.040 kg, o Scania Super também foi o veículo mais leve e alcançou a maior velocidade média, de 79,7 km/h. A Scania também apresentou uma versão atualizada de seu sistema CCAP (cruise control with active prediction ou controle de cruzeiro com previsão ativa) em maio de 2023 na Europa, uma tecnologia que a marca acredita ter comprovado sua vantagem ao cliente no teste. As provas reais ocorreram em vários tipos de estradas, na área de Munique (Alemanha). Tudo foi acompanhado pelos organizadores e equipes das fabricantes participantes. Um caminhão de referência é sempre usado para compensar mudanças nas condições, como ventos contrários, chuva e temperatura.

Fonte: Site Jornada Scania (https://jornadascania.com.br/)