A RodoBio Transportes, liderada por Eduardo Vieira, tem sua história enraizada na paixão pela estrada e na parceria duradoura com a Scania. Com uma frota de 13 caminhões, a empresa tem se destacado pela eficiência, segurança e compromisso com a qualidade. E é nesse cenário que o Super 460R provou ser um parceiro excepcional na operação da transportadora, entregando resultados impressionantes em consumo de combustível e desempenho. Saiba mais nesta matéria da Jornada e entenda por que para o empresário “caminhão é Scania, o resto é veículo de mercado”.
A paixão de Eduardo Vieira por caminhões e o vínculo com a Scania o acompanham desde a infância. Filho de um agricultor neto e sobrinho de motorista de caminhão, as conversas sobre transporte eram um pano de fundo constante em sua vida. Ele olha com carinho para suas memórias e sabe que elas foram fundamentais para a estrada que percorre hoje, aos 47 anos, e à frente da gestão da Rodobio. “Tive um padrinho (e tio) que era motorista e eu viajava muito com ele. Tenho muitas lembranças de viagens no Scania 111, no 112”, recorda. “Lembro que aos 16 anos de idade mandei uma carta para a Scania. Peguei o endereço na Revista Carreteiros e mandei uma carta perguntando se tinha um curso à distância. A Scania me escreveu de volta e isso foi, para mim, o auge da relação com a marca. Eles me informaram que não tinha nada, mas mandaram um dos famosos posters de um Scania 142”, completa.
O presente foi um marco, o início de um vínculo duradouro. Eduardo virou motorista de caminhão e após algum tempo acabou tornando o volante o seu “plano B” quando teve a oportunidade de trabalhar na área comercial da empresa de um conhecido. Como representante comercial ele chegou à Raízen, uma empresa integrada de energia e referência global em bioenergia, parceria que o desenvolveu ainda mais como profissional e fez nascer a Rodobio.
“Em 2012 comecei a trabalhar na Raízen na venda de etanol para indústrias químicas, cosméticas, farmacêuticas e de bebidas, empresas que consomem muito desse produto. Em 2017 passamos a ser o braço comercial da Raízen no Sul do Brasil. Na época eu vendia cargas de etanol para o Sul e contratava o serviço de algumas transportadoras para fazerem a operação de transporte, já que eu ainda não tinha recurso para comprar um veículo”, conta.
Foi quando a relação com a Scania teve um novo começo. “Em 2017 a Raízen abriu a oportunidade para que virássemos transportador para atender alguns clientes em especial. Adquiri, então, uma cota do Consórcio Scania para tentar ser contemplado e poder atender a demanda. Na época havia uma promoção que oferecia um sorteio de dois caminhões e uma viagem para conhecer a fábrica da Scania na Suécia. Não saiu o caminhão, mas saiu a viagem”, lembra.
A experiência moldou o futuro da empresa. “No centro de demonstração da fábrica tinha um S 730, um caminhão vermelho rubi. Eu cheguei a tirar foto com ele e nem imaginava que seria a cor da minha frota”, conta. “No final desse mesmo ano eu decidi comprar um caminhão seminovo para ingressar com a transportadora. Fiz uma negociação com um parceiro de negócios e quando fui até o local para retirar o veículo, o caminhão era vermelho rubi. Com esse veículo, resolvemos o problema de um cliente em Jundiaí que tinha um gargalo logístico, captamos o cliente para a Raízen e viramos case de sucesso em logística lá dentro”, orgulha-se Eduardo.
Padrão Rodobio
De lá pra cá outros Scania vieram e a cor vermelho rubi permaneceu, se tornando um padrão para a frota da já fundada RodoBio. “A cor do caminhão virou um reconhecimento da RodoBio”, reforça Eduardo. Além da cor, a qualidade do trabalho também foi fundamental para a empresa chegar até aqui. “Crescemos porque entendi um nicho de mercado que não estava sendo bem explorado. Além do etanol, meu foco hoje é atender o mercado ‘food grade’, no transporte de granel líquido de grau alimentício. Levamos produtos como vinhos, sucos, fermentados e bioprodutos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para São Paulo. Entendemos que poderíamos qualificar melhor este mercado, ofertando garantia de segurança, motoristas bem instruídos, certificações, cursos, treinamentos, isso foi se refletindo na nossa operação e começamos a ter e oferecer cada vez mais uma frota alinhada a esse perfil”, detalha.
Com esse olhar e uma frota em constante crescimento, Eduardo foi atrás do melhor para sua operação. Em 2023, adquiriu os primeiros Scania Super 460R, um caminhão que provou ser uma escolha excepcional. “Fazemos uma média de 3,18 quilômetros por litro com esse modelo na carreta 4 eixos, o que é excelente, principalmente sendo o custo do diesel o maior gargalo do transporte. Então é um modelo que me entrega rentabilidade. Conhecemos outras marcas e sabemos que não chegam a esse resultado, por isso sou defensor da marca e do modelo. Para mim, caminhão é Scania, o resto é veículo de mercado”, destaca Eduardo.
Atualmente já são três unidades do Super 460R e outros 10 veículos Scania na frota, além de um caminhão de cunho sentimental. Mas a RodoBio não para por aí. “Temos o objetivo de buscar mais 10 Super ainda esse ano”, revela o empresário. “Zelamos de ponta a ponta a nossa operação com caminhões. E dentro dessa operação dedicada eu escolhi a Scania porque acredito que é a marca que atende meus anseios não só como transportador, mas como pessoa que tenta fazer o melhor para o mundo”, conclui Eduardo.
Fonte: Site Jornada Scania (https://jornadascania.com.br/)