Mercado de caminhões: o que está por vir em 2025?

Escrito em 10/03/2025
Assobrasc App


Embora muitos considerem que o ano só começa após o Carnaval, para a Scania 2025 já está em pleno movimento. Com um crescimento de 40% nas vendas em 2024, a marca se prepara para um ano de novos desafios e oportunidades.

O grande destaque em 2024, responsável por uma grande parcela desse aumento nas vendas, foi o modelo Super, reforçando a confiança do transportador no portfólio da marca. Já para 2025, a previsão inicial é de estabilidade, com um olhar voltado para as variações de segmentos importantes do mercado, como o agronegócio e a mineração.

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e informações da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), o mercado de caminhões iniciou 2025 com uma alta nas vendas. Em janeiro, as vendas cresceram 14,7% em comparação ao mesmo mês de 2024, totalizando 9.170 unidades. O agronegócio, um setor-chave para a economia brasileira, impulsionou essa demanda. Para o ano inteiro, a expectativa é de um crescimento de 4,5% nas vendas.

Mas, quais são as perspectivas da Scania diante desse cenário? O que mais se pode esperar para 2025? As respostas para essas perguntas passam por uma característica que já faz parte do DNA da Scania: inovação. Afinal, a marca não para de inovar e se prepara para atuar com foco em tecnologia, sempre acompanhando as mudanças de comportamento do consumidor e as novas exigências do mercado.

Para trazer essa projeção inicial, a Jornada Scania acompanhou uma entrevista exclusiva concedida pelo diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, Alex Nucci, a um dos veículos de comunicação especializados no setor de transportes. Veja abaixo o que ele sinalizou, até o momento, para alguns dos segmentos mais importantes para a Scania e a economia do país:

Agronegócio

“O agronegócio deve crescer entre 9% e 10% porque choveu na hora certa e a produtividade vai bem. A expectativa é que a nova safra chegue a 320 milhões de toneladas em 2025 e, com o dólar acima de R$ 6, é muito favorável para a exportação”, destacou Nucci.

Carga frigorificada

“O segmento de carga frigorificada tem investimentos para que as vendas cresçam de 4% a 5% a mais do que em 2024, especialmente devido ao dólar próximo de R$ 6”, comentou.

Mineração

“A China deve demandar um pouco mais, o que faz com que o Brasil seja um grande player de exportação de minério novamente. A celulose segue firme nas grandes produtoras e a indústria de celulose no Brasil mantém investimentos milionários para aumentar a produção”, informou Nucci.

Carga geral e industrializada

“Quando olhamos para o segmento de mineração, madeira, o baixo nível de desemprego e a maior capacidade de renda da população, notamos claramente que os segmentos de carga geral e carga industrializada têm projeção de crescimento em 2025 e serão puxados pelo e-commerce, o que demandará caminhão”, disse Nucci.

Construção civil

“O governo vai reduzir a demanda de infraestrutura e a construção civil estará um pouco devagar neste ano”, pontuou.

Ano de oportunidades

Com inovação, sustentabilidade e eficiência no centro de suas estratégias, a Scania já começou 2025 preparada para enfrentar os desafios e abraçar as oportunidades do mercado. Em breve você vai ver aqui, na Jornada Scania, mais detalhes dessas perspectivas para o ano. Não deixe de acompanhar.

Fontes:

Transporte Moderno

Scania projeta estabilidade para o mercado de caminhões em 2025 – Transporte Moderno

Estradão

Scania cresce 40% em 2024 e caminhão Super já ultrapassa o Plus - Estradão

NTC&Logística

Vendas de caminhões crescem 14,7% em janeiro; confira os modelos mais emplacados - NTC&Logística