BTech, da Brasdiesel, é a campeã nacional do Top Team 2025

Escrito em 12/06/2025
Assobrasc App


 

Time gaúcho conquista o quarto título e representará o Brasil na final regional na Argentina

Na última semana noticiamos aqui e perguntamos a você, que acompanha a Jornada Scania: quem será a melhor equipe de Serviços do Brasil? Hoje é dia de trazer a resposta: é da Btech, mais uma vez, o topo do pódio da etapa nacional do Top Team 2025/2026.

A equipe da Casa Scania Brasdiesel, de Ijuí (RS), levou para casa seu quarto título nacional e agora segue a missão de representar o Brasil na final regional da competição, em novembro, na Argentina. Por lá, o desafio será contra as equipes campeãs de outros sete países latino-americanos - Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Uruguai ou Paraguai (que ainda disputarão a última vaga). O objetivo? A conquista da sonhada vaga para a grande final mundial, na Suécia, em 2026.

“Agradecemos a todos da Brasdiesel pelo apoio. Também agradecemos a Scania, a Academy e a Assobrasc pelo suporte. Foi uma grande emoção ganhar o quarto título nacional. Vamos em busca novamente do sonho de nos classificar na final regional, chegar na mundial e subir no lugar mais alto do pódio. Nossa dedicação será ainda maior neste ano; seguiremos firmes, fortes e unidos para absorver cada vez mais conhecimento. O espírito de equipe seguirá vivo e sempre em primeiro lugar. Estamos nos tornando profissionais cada dia melhores”, conta Marcelo Bueno, o único tetracampeão da BTech e que foi o Team Leader na final nacional.

A disputa aconteceu no último dia 7 de junho, no Centro de Treinamento da Scania Academy, em São Bernardo do Campo (SP), e reuniu as 10 melhores equipes entre as 154 inscritas em todo o país. Os participantes passaram por cinco estações desafiadoras, com provas práticas e teóricas que testaram habilidades técnicas, raciocínio rápido, trabalho em equipe e muito conhecimento em produtos e serviços da marca Scania.

Também subiram ao pódio as equipes PG Tech, da Casa Scania Cotrasa de Ponta Grossa (PR), que conquistou o segundo lugar, e SJP 1 da Casa Scania Cotrasa de São José dos Pinhais (PR), que foi a terceira colocada na competição.

“A final nacional trouxe muita competitividade entre as equipes, mas sempre levando em conta o respeito mútuo entre todos os participantes numa grande jornada pelo saber”, diz Maria Luiza Delavy, diretora da área de Pessoas e Cultura da Scania Operações Comerciais Brasil, que engloba a Scania Academy.

“Todos ficamos muito emocionados na final nacional. O que diferencia o campeão dos campeões, além da determinação, resiliência, trabalho em equipe e conhecimento, é a preocupação com os detalhes. Uma estrutura clara para definir, entender e desdobrar o problema, a definição das hipóteses das causas, a delegação de responsabilidades de acordo com a habilidade de cada um, e o controle preciso da liderança durante todo o processo. É o que assegura um bom diagnóstico e a resolução do problema, de maneira segura, assertiva e ágil. Esses foram os diferenciais da BTech. Parabéns a todos”, celebra Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil.

Um currículo de respeito

Com essa nova conquista, a BTech soma quatro títulos nacionais em seis edições brasileiras do Top Team – um feito e tanto. Além disso, a equipe já esteve em três finais mundiais e conquistou duas medalhas de bronze, o melhor desempenho do Brasil até hoje.

O time atual conta com Marcelo Bueno (o único tetracampeão, foi o Team Leader, está na função de Mecânico Líder e tem 24 anos de Brasdiesel); Jardel Bealozourw Franco (Mecânico de motor, bicampeão e 15 anos de casa); John Maicon Fritz Noronha (Consultor técnico, bicampeão e 8 anos de Brasdiesel); e os estreantes Carlos Alberto Ceratti (Mecânico Geral, campeão e 13 anos de empresa) e Kennedy Dessuy Mai (Mecânico de Transmissão, campeão e 1 ano e 8 meses de Brasdiesel).

“A Brasdiesel tem um histórico muito forte na competição. Das seis edições realizadas, ganhamos quatro. É um compromisso assumido todos os dias de oferecer todo o suporte ao cliente. Estivemos nas últimas três finais mundiais, ficando na terceira colocação, a melhor do Brasil na história”, comenta André Decker, gerente-geral de Serviços da Casa Scania Brasdiesel, e ex-integrante da equipe. “Investimos muito no treinamento das pessoas que trabalham em nossas concessionárias. Não podemos deixar o produto parado acima do tempo previsto, e sempre dentro do menor custo da manutenção.”

Esse é o objetivo do Top Team: unir capacitação e reconhecimento. É por meio da competição que a Scania desenvolve e valoriza os profissionais de Serviços, aqueles que fazem a diferença real na disponibilidade dos veículos e contribuem para a rentabilidade das operações dos clientes.

“Os nossos clientes querem o máximo de disponibilidade da frota. O Top Team é fundamental para que a nossa rede tenha sempre a melhor capacitação na busca pelas soluções mais rápidas dos diagnósticos dos produtos. Temos cerca de 5 mil técnicos em todo o Brasil e o nosso desafio é diário para manter todos atualizados. A competência dos técnicos é essencial para a agilidade dos processos”, afirma Valiate.

Além do troféu

Com um mercado cada vez mais carente de mão de obra qualificada, a Scania e sua rede enfrentam um desafio real: há 500 vagas abertas para profissionais da área de Serviços em todo o Brasil. A competição também cumpre esse papel de atrair, valorizar e reter talentos, promovendo o crescimento profissional dentro das concessionárias.

“O Top Team reflete o compromisso da Scania com o desenvolvimento contínuo dos profissionais que representam a marca. Por ser um programa global, e, com uma história de quase 30 anos, a Scania comprova sua preocupação em oferecer as melhores equipes de mecânicos ao redor do mundo para fazer a diferença na vida dos nossos clientes”,

Fonte: Site Jornada Scania (https://jornadascania.com.br)





.