A Scania ultrapassa um marco histórico: meio milhão de veículos conectados

Escrito em 26/07/2021


Mais de 500 mil veículos conectados estão circulando em todos os 100 mercados da Scania, compartilhando dados continuamente para análise. Há dez anos, como a primeira marca no negócio, a Scania introduziu um dispositivo de comunicação padrão em todos os veículos, permitindo aos clientes melhorar o desempenho em suas operações e à Scania coletar dados científicos sobre o uso do produto e analisar padrões de logística.

O gerente global de produto líder de serviços de gerenciamento de frota de nossa matriz na Suécia, Venugopal Gangaiah, não pode subestimar a importância de ter um grande número de veículos conectados e considera que este é um marco importante para a Scania: “É vital em nossa jornada para nos tornarmos um provedor de soluções de transporte sustentável, ponta a ponta. A Scania não estaria onde está hoje em termos de conhecimento sobre produtos e comportamento do cliente sem o primeiro veículo estar conectado há cerca de 20 anos, o que tornou isso possível. O Portal de Gestão de Frotas – o Scania Fleet Management - e, posteriormente, o lançamento de nosso próprio comunicador em 2009 também foram marcos estrategicamente importantes. Sem mencionar os vários prêmios pela conectividade colecionados pela Scania na última década.”

De 100 a 500 mil em sete anos

Durante o ano de 2014, a Scania atingiu 100 mil veículos conectados e, desde então, o número aumentou com quase 60 mil anuais para recentemente ultrapassar 500 mil. Desde 2019 também é opcional conectar motores industriais e marítimos.

Embora todos os veículos novos saiam de fábrica já equipados com um dispositivo de comunicação, os clientes precisam assinar um contrato, antes que a Scania possa processar os dados dos seus veículos, permitindo os pacotes de serviços comerciais de vários níveis. É gratuito o Pacote Análise, que fornece acesso ao Portal de Gestão de Frota e ao aplicativo Scania Fleet, e permite que os clientes recebam e-mails semanais, mensais e anuais, mostrando o desempenho e o consumo básico do veículo.

O mais popular dos “service packs” mais avançados é o Pacote Desempenho. Ele fornece informações detalhadas sobre o posicionamento da frota em tempo real, detalhes sobre a eficiência, produtividade, segurança e impacto ambiental do negócio, o que não era possível há alguns anos. As informações, com mais de 90 parâmetros de dados, não são suficientes por si só: os proprietários de frotas também precisam usar a expertise da Scania para realmente aproveitar os benefícios.

Mais recentemente, em janeiro de 2021, a Scania apresentou o novo pacote de serviços de conectividade, o Pacote Avaliação do Motorista, que tem como destaque o apoio dedicado aos motoristas, para se tornarem profissionais ainda mais eficientes. Por meio do uso da exclusiva inteligência artificial da Scania, os motoristas que conduzem nossos veículos conectados de todo o Brasil são pontuados e recebem recomendações de forma bem simples, para serem aplicadas diariamente em sua jornada de trabalho, visando a melhora em sua posição no ranking e consequente aumento da eficiência.

O que acontecerá no futuro?

“Os clientes que estão aproveitando ao máximo os Serviços de Gestão de Frota [Serviços Conectados] podem ver os benefícios dos dados disponibilizados realmente”, afirma Eva Sahlström, Gerente de Projetos e Comunicações de Vendas e Marketing.

“Como exemplo, o cliente sueco LindholmsGruppen, um produtor de casas de madeira, com serrarias e todos os transportes internos, mencionou os serviços Scania em seu relatório anual de sustentabilidade, como uma ferramenta útil para atingir seus objetivos de eficiência e redução de emissões”, completa.

Atualmente, os clientes podem seguir seus veículos com base nas categorias de motor ou combustível. Com o aumento da eletrificação de transportes pesados, mais marcos estão no horizonte. Hardware e software atualizados também tornarão possível o rastreamento do desempenho dos veículos elétricos a bateria (BEV).

“O atual comunicador C300 será atualizado para o C400 na próxima etapa, permitindo uma coleta e análise de dados mais rápida e avançada. Isso resultará em serviços ainda mais modulares e personalizados e é um pré-requisito para atingir nossas metas aprovadas no Science Based Targets. Mostrar os dados reais de emissões TTW (Tank to Wheel) é o padrão hoje no Portal de Gestão de Frotas, mas em breve, também será possível visualizar os valores do WTW (Well do Wheel) outro marco a aguardar”, conclui Venugopal.

O Brasil responde por cerca de 10% de todos os veículos conectados da Scania em todo o mundo. “Os transportadores brasileiros estão cada vez mais atentos à importância das informações proporcionadas pela conectividade para realizar a gestão das frotas. O resultado dessas análises inclui mais eficiência e rentabilidade. A tendência é que a participação brasileira aumente ainda mais nos próximos anos, com ativação da conectividade de quase 100% de nossos veículos vendidos”, afirma Alex Barucco, gerente de Portfólio de Serviços e Conectividade da Scania Brasil.

Fonte: Site Jornada Scania (https://jornadascania.com.br/)