Scania apoia projeto sócioeducacional para crianças de São Bernardo

Escrito em 05/03/2018
Comunicação ASSOBRASC


Com início no mês de março e término em dezembro, o projeto A música da gente, com apoio da Scania Latin America, tem como objetivo levar a música até crianças da rede municipal de ensino de São Bernardo para buscar novos talentos e incentivar a criação e o interesse.

A terceira edição do projeto pretende desenvolver a musicalidade em cerca de 350 crianças e jovens do CEU Regina Rocco 2. Entre as atividades, estão programadas a realização de três apresentações musicais públicas e a disponibilização das composições por serviço de streaming e compartilhamento pelas redes sociais. “A aproximação com a comunidade, promovida pelo projeto, é fundamental para a Scania. Para a empresa, que está presente há mais de 60 anos no dia a dia dos moradores de São Bernardo, participar do projeto é uma oportunidade de retribuir à comunidade, contribuindo para a sustentabilidade social e para a melhoria da aprendizagem e da qualidade de vida das crianças”, diz Gustavo Bonini, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Scania.

Segundo o maestro Carlos Kater, a composição de músicas em coletivo, interpretadas em objetos sonoros e instrumentos musicais construídos pelos próprios alunos, desenvolve habilidades fundamentais nas crianças, como coordenação motora e o desenvolvimento de sentidos da escuta, da atenção e da observação. “As crianças têm oportunidade de expressarem seus sentimentos e emoções, seus pensamentos e imaginações, de maneira individual e coletiva. Não se trata apenas de ensinar música, mas de oferecer meios para que cada criança se conheça melhor e, num processo colaborativo, dê sua contribuição à cultura, de forma poética e responsável”, diz o educador, que é doutor pela Universidade Sorbonne, de Paris, e professor titular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.

A Scania apoia o projeto “A música da gente” desde sua 1ª edição, realizada em 2013. Na primeira edição, a ação atendeu 300 crianças, alunas da EMEB Arlindo Miguel. Entre 2015 e 2016, a 2ª edição aconteceu no CEU Celso Augusto Daniel, no bairro Cooperativa, e envolveu mais de 350 alunos com a gravação de DVD com 30 músicas instrumentais, compostas por eles mesmos. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo.

Fonte: Site Repórter Diário (https://www.reporterdiario.com.br)


.