Na estrada com a Caico Transportes

Escrito em 01/03/2024
Assobrasc App


“A dica que eu dou para quem for iniciar no transporte é iniciar com Scania porque já começa com o ‘pé direito’”, enfatiza Edinaldo Gonçalves Cardoso, proprietário da Caico Transportes.

E ele sabe bem o que é passar por isso. “Optei pela Scania porque quando eu comecei fui estudar os veículos disponíveis no mercado e o caminhão da marca é o que tem a melhor média de combustível. É assim até hoje com os modelos Euro6. Não tem jeito: as outras marcas não conseguem desenvolver caminhões com a economia que o Scania traz”, completa.

Embora se considere novo no setor, já se vão 12 anos de atuação e de experiência no transporte. Há 10, viu nascer a Caico Transportes, empresa sediada na capital Porto Velho, em Rondônia, dedicada a levar produtos da região a centros urbanos em todo o Brasil, unindo a eficiência logística à paixão por um trabalho bem-feito.

Com o passar dos anos, a Caico Transportes não apenas cresceu em tamanho, mas também em ambição. Enquanto outros hesitavam diante das mudanças do mercado, o empresário viu oportunidades onde outros viram obstáculos. “O nosso negócio era voltado para o transporte de grãos, mas estamos migrando para a câmara fria. Essa demanda surgiu durante a pandemia, em 2021, pela falta de caminhões para o transporte de alimentos frigorificados. Foi assim que começamos a investir nesse mercado”, conta Edinaldo.

Para quem não sabe, Rondônia é o quarto maior exportador de carne bovina entre os estados brasileiros, além de ocupar o primeiro lugar no ranking da região norte, de acordo com dados do Governo do Estado de Rondônia e da Secretaria de Comércio Exterior (Secex)*.

Simplicidade, eficiência e economia

Para ajudar nessa missão, o G 370 6x2 se juntou à frota, atualmente composta por 10 caminhões, dos quais 50% são Scania. O modelo rapidamente se tornou o ‘queridinho’ da Caico Transportes. Não apenas por sua potência e confiabilidade, mas também pela sua capacidade de superar expectativas. Com uma média de consumo que desafia as convenções do mercado, esse caminhão não apenas entrega cargas, mas também resultados. “A motorização dele é menor, é um caminhão simples, mas que consegue atender perfeitamente a minha demanda. Hoje ele faz uma média de 2,6 a 2,7 quilômetros por litro, o que me traz um resultado de 15 a 20% de economia de consumo de combustível quando comparo com um modelo Euro5 da marca”, detalha Edinaldo.

E os resultados não param por aí nem se restringem somente ao 370, já que a empresa também possui na frota outros modelos como o R 500 6x4 e o R 450 6x2. “Quando comparo um Scania com outro veículo de marca concorrente aqui na minha frota, tem caminhão que me dá uma economia de 10 mil litros de diesel por ano, ou seja, uma média de R$ 60 mil de economia. É muita coisa!”, revela.

Parceria no presente e no futuro

Com números como esses, Edinaldo já pensa no futuro e nos próximos passos da Caico Transportes. “Tenho planos para o futuro e esse ano ainda quero comprar pelo menos mais três unidades do 370”, sinaliza.

“O Edinaldo é um cliente muito especial para nós, já participou de eventos conosco, tem também outros serviços da marca, como cotas do Scania Consórcio e Planos de Manutenção. Já são mais de 10 anos de parceria e, mais do que isso, de acompanhamento diário. Avaliamos sempre os dados do Scania Fit, pela conectividade, e reportamos para o Edinaldo todos os pontos de melhoria. Por meio do trabalho do Master Driver com os motoristas da frota vamos ajudar a Caico Transportes a ter ainda mais economia no consumo de combustível. E as prospecções para novas negociações, fruto da nossa parceria, também vão contribuir para o crescimento e a rentabilidade da empresa”, completa Luana Guimarães, consultora de vendas da Rovema, Casa Scania responsável pelo atendimento ao cliente em sua região.

*Fontes consultadas:

https://rondonia.ro.gov.br/rondonia-se-consolida-em-1o-lugar-da-regiao-norte-na-exportacao-de-carne-bovina-e-investe-em-incentivos-para-o-setor/

Fonte: Site Jornada Scania (www.jornadascania.com.br)