Muito se fala em descarbonização do setor de transportes. De fato, esse é um objetivo urgente e coletivo. Afinal, é possível combinar rentabilidade com redução de até 95% de emissões de CO2. Mas qual a chave para fazer isso acontecer, aqui e agora e não somente lá no futuro? A resposta é simples: parceria. Quando empresas, clientes e especialistas se conectam em torno de soluções como combustíveis alternativos, eletrificação e eficiência operacional, o impacto positivo se multiplica.
Na última semana, a Scania deu mais um passo para a construção de um transporte mais limpo e em parceria com a Necta Gás Natural realizou o evento Scania Day: Rumo à Descarbonização. A fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP) foi palco para a iniciativa, que apresentou ao mercado um plano integrado para a descarbonização de frotas pesadas. O objetivo é conectar representantes do agronegócio, distribuidoras de gás, redes de postos, embarcadores de cargas e transportadoras para que esses diferentes atores do transporte possam atuar juntos para um setor cada vez mais limpo.
E essa parceria vai além: o projeto está alinhado às metas do Plano Estadual de Energia de São Paulo (PEE 2050) e tem potencial para ser ampliado por todo o Brasil.
Conectando caminhos e inovações
A Necta Gás Natural já está desempenhando um papel fundamental na transição energética do país, atuando em uma região que cobre 375 municípios paulistas e tem acesso a cinco distribuidoras de gás natural em três estados. Em sua área de concessão, existem 135 usinas com alto potencial para a produção de biometano – uma energia renovável derivada de resíduos como vinhaça, palha e torta de filtro, subprodutos da cana-de-açúcar. Atualmente, a Necta já conecta a Usina COCAL, em Narandiba (SP), e vai integrar a Usina Santa Cruz à sua malha, em Américo Brasiliense (SP), até 2025, com planos de expansão contínua nos próximos anos.
De acordo com José Eduardo Moreira, CEO da Necta, o objetivo é claro: "Nosso papel é oferecer infraestrutura robusta e eficiente, promovendo a transição energética com gás natural e biometano como alternativas sustentáveis ao diesel", afirma o executivo.
Economia e sustentabilidade caminham juntas
Do outro lado, a Scania segue na vanguarda do setor e hoje é a marca que possui o maior portfólio de soluções sustentáveis para o transporte. Os pioneiros caminhões semipesados e pesados Scania movidos a gás (natural comprimido e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são do Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável, desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências oferecidas são: 280, 340, 420 e 460 cavalos.
“A Scania inicia uma parceria inédita e a mais completa até agora nesses cinco anos de vendas pioneiras de caminhões movidos a gás e/ou biometano no Brasil. Temos um modelo completo de negócio para oferecer aos clientes nesta sinergia com a Necta, que está gerando e gerará muitos frutos. Estamos avançando para um passo muito concreto e fundamental para o futuro do modal a gás no transporte de cargas por caminhões. É uma estrutura pronta para reduzir emissões e tornar as frotas mais sustentáveis”, afirma diz Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
Parceria que transforma
E quem não poderia faltar nesse movimento são grandes nomes do setor, como a Rumo Logística, que esteve presente e destacou a importância da descarbonização na cadeia produtiva para impulsionar a competitividade. “A complementariedade entre o modal ferroviário, que por essência já tem menor pegada de carbono, e o modal rodoviário, ao substituir o diesel pelo gás, reduz substancialmente as emissões e alavanca todos os elos da cadeia, fazendo o produto chegar ao seu destino com eficiência, segurança e sustentabilidade”, comenta Eudis Furtado, vice-presidente Comercial & de Novos Negócios da Rumo.
Em um Brasil que avança cada vez mais para um futuro mais sustentável, parcerias como essa entre a Necta Gás Natural e a Scania estão moldando o caminho para um transporte sem emissões, mais econômico e alinhado com as necessidades do país. Esse é apenas mais um passo na jornada que promete revolucionar a logística brasileira.
“A Scania está liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Nos últimos cinco anos, criamos e desbravamos um mercado que não existia fazendo parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. E vamos continuar apoiando e oferecendo todo suporte aos nossos clientes”, conclui Alex Nucci.
Fonte: Site Jornada Scania (https://jornadascania.com.br/)